📙 Aula 01 - Navegando entre as telas do Primavera P6






Introdução

Bem-vindo à nossa apostila sobre o Primavera P6. Neste guia, você aprenderá como trabalhar eficientemente com esta poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos. Não é necessário ter conhecimentos prévios para aprender a usar o Primavera P6, pois daremos todas as instruções passo a passo para que você possa começar a usar o software de maneira eficaz. 

Vamos começar!


Tela de Login

A tela de login do Primavera P6 é a primeira tela que é exibida quando o programa é iniciado. Nela, o usuário deve inserir seu nome de usuário e senha para ter acesso ao sistema. É através da tela de login que o usuário pode escolher qual banco de dados deseja utilizar. O Primavera P6 suporta vários bancos de dados, incluindo Oracle, Microsoft SQL Server e MySQL. Ao selecionar o banco de dados desejado, o usuário pode acessar todas as informações armazenadas nesse banco de dados, incluindo projetos, tarefas, recursos e outras informações relacionadas à gestão de projetos. Uma vez que o usuário tenha inserido as informações de login corretas e selecionado o banco de dados, ele será redirecionado para a tela principal do Primavera P6, onde poderá iniciar suas atividades.

Veja como é simples:

👉 Clique sobre o ícone do Primavera P6.

👉Faça o login na caixa de diálogo Primavera P6 Professional.

O login e senha padrão quando você instala o P6 Professional pela primeira vez é admin.

Nome e senha na tela de login do Primavera

Nomes e senhas de login diferenciam maiúsculas de minúsculas.


👉 Login Name: digite seu nome de login.

👉 Password: digite sua senha (se não tiver a senha, veja a lição anterior).

👉 Language (Idioma): selecione o idioma no qual exibir dados em menus, caixas de diálogo e mensagens.

👉 Database (Banco de dados): selecione um banco de dados para se conectar.
Guia Databases (Bancos de Dados).

Use a guia Bancos de dados para Adicionar ... , Configurar ... e Excluir conexões de banco de dados.

Janela Projects - Janela de Projetos

 👍 A janela de projetos – Projects - é a primeira janela que o usuário vê assim que ele abre o Primavera. Nesta janela, o usuário terá uma visão de todos os projetos existentes no Primavera.  Normalmente os projetos estão fechados.

Organização dos projetos

Os projetos no Primavera são organizados pela sua estrutura.  Essa estrutura chama-se EPS (Enterprise Project Structure). A EPS funciona como se fossem as pastas de arquivos do Explorer, ou seja, você pode criar vários níveis da EPS como se fossem subpastas uma dentro de outras.

Gráfico de Barras

O gráfico de barras, também chamado de gráfico de Gantt, representa a duração do projeto ao lado.  Para uma melhor visualização gráfico de barras o usuário poderá alterar a escala atual de forma a enquadrar as barras na janela.


Dividindo a janela Project em três partes
Dividimos a janela Project em três partes.

Zoom In e Zoom Out

Utilize os comandos Zoom In e Zoom Out para mudar a escala do gráfico de barras.  Para aumentar os detalhes da escala clique em zoom out, para diminuir os detalhes, clique em em Zoom In.

Zoom In e Zoom Out
Utilize o Zoom In e Zoom Out para mudar a escala do gráfico.

Efeito Sanfona

Ao passar o mouse lentamente sobre a escala do gráfico de barras, você verá o ponteiro do mouse mudar para uma lupa.  Utilize esta luva para aumentar ou diminuir o tamanho da barra do gráfico como se fosse uma sanfona.  Desta forma, você poderá combinar a escala com o efeito sanfona para uma melhor visualização dessas barras.

Efeito sanfona na janela Project
Ao clicar e arrastar, termos um efeito "sanfona" nas escalas.

Gráficos de Barras do Primavera


Barra de Status


A barra de status é uma barra de mensagens na parte inferior da janela que exibe informações que podem incluir o nome do portfólio atual, o modo de acesso, a data de dados, a linha de base atual, o status da última solicitação de trabalho, o usuário atual nome e o nome do alias do banco de dados escolhido no login, bem como o tipo de banco de dados, onde o tipo de banco de dados quando conectado a um banco de dados do P6 Professional seria exibido como (Professional).



Guia Geral - Detalhes do Projeto


Na janela de detalhes você tem todos os detalhes ou atributos referentes ao projeto selecionado. 

👉 Clique em View - Show on Bottom – Details para acessar a janela de detalhes.


👀 Se alguns desses detalhes estiverem desativados, pode ser que seja porque o projeto não esteja aberto.


👀 Observe também se você não está selecionando uma EPS ao invés de um projeto como na figura abaixo.


Janela Project com a janela Details
 Ao selecionar um nível da EPS, podemos ver os detalhes dessa EPS.


👀 Ao abrir o projeto, você provavelmente será levado a janela de atividades.  Você deverá voltar para a janela de projetos.


Os detalhes mais importantes que você deve observar em um projeto são:

Janela Details com suas guias
Ao selecionar um projeto, vemos os detalhes do projeto mais abaixo.


Project ID -  Todo projeto precisa ter um código único identificador.  Se você tentar criar um projeto novo com um código já existente, receberá uma mensagem dizendo que o código do projeto precisa ter um valor único e não poderá prosseguir.



Project Name - Nome do projeto.  Utilize para identificar o projeto.  É importante observar que os projetos são agrupados pela sua EPS, isso vai te ajudar também a identificar os projetos.

Status - O status do projeto identifica a situação atual dele.  Por exemplo, quem está criando um projeto novo poderá alterar o status atual do projeto para simulação (ou Planned), com isso, quem estiver em outro computador e encontrar este projeto na rede, saberá que este projeto ainda não está ativo. Não está pronto. Por outro lado, existem os projetos que foram cancelados ou concluídos.  É recomendável que você mantenha esses projetos com status de inativo (ou Inactive). 

Como você vê, a alteração do status do projeto é de responsabilidade do planejador o projeto. Em um ambiente de rede, é possível definir quais são as pessoas que podem ou não alterar o status de um projeto.  O responsável por isso é o administrador do Primavera.

Responsible Manager - Quando um projeto é criado é importante identificar imediatamente quem é o gerente responsável pelo projeto.  Sua principal função em um ambiente de rede, ao contrário do que possa parecer, é criar uma segurança sobre o projeto.  Um projeto sob a responsabilidade de um gerente não poderá ser visto por um outro gerente do mesmo nível.  Para mais informações sobre a segurança dos projetos é necessário fazer o curso de administrador do Primavera. Por hora, em nosso curso, poderá ser utilizado qualquer gerente responsável.


👀  Lembrando que para que os projetos fiquem em rede, ou seja, sejam acessados por outros computadores, é necessário que a instalação seja cliente x servidor, e não a instalação Standalone conforme foi mostrado anteriormente.


Outras Guias

Você poderá acessar outras guias do projeto selecionado.  Isto serve para organizar os vários detalhes que um projeto pode ter, porém, não quer dizer que você precise utilizar todos eles.  Durante o nosso curso, vou apresentar os detalhes mais importantes.  No curso avançado, você também poderá conhecer outros detalhes.

É importante que se diga também, que não estão presentes todos os detalhes do projeto selecionado nessas guias.  Com o passar do tempo, você vai descobrir inúmeras funções e recursos existentes nesses detalhes dos projetos.  Além disso, você vai aprender também, no curso avançado, a criar ou personalizar novos detalhes do seu projeto.  Você vai poder inclusive, criar relatórios fotográficos, registrar tudo que aconteceu no seu projeto, registrar todos os desvios e soluções que foram dados que poderão ser consultados posteriormente por todos que têm acesso ao projeto.

Assista nosso

Sérgio Magalhães

WhatsApp (21)9.9605.6658

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