UTILIZANDO O PRIMAVERA PARA O ORÇAMENTO DO PROJETO
Esse orçamento é elaborado pela equipe de orçamento, com base no levantamento de informações realizado.
Uma planilha de orçamento é montada e alimentada conforme o detalhamento das informações é obtido. Como já temos uma lista de recursos com seus valores unitários cadastrados no Primavera e já temos uma lista de atividades organizadas em sua WBS no Primavera, utilizaremos o próprio Primavera para estabelecer o orçamento do projeto.
Próximos passos:
1 – Definir os recursos necessários em cada atividade, lembrando que as atividades do tipo MARCO não possuem recursos, pois são somente um evento de início ou término de alguma coisa.
2 – Definir o quantitativo de cada atividade. O objetivo aqui é estabelecer um critério de acompanhamento de cada atividade. Existem diversas formas de fazer um acompanhamento dessas atividades. A equipe de planejamento junto ao seu gerente é que deverá definir qual seria a melhor prática. Segue algumas sugestões:
- Mão de Obra
Praticamente todas as atividades possuem mão de obra e fazer o acompanhamento delas por essas horas trabalhadas pode ser uma boa ideia. Essas horas podem ser individuais, ex. “ajudante com 8h/dia” ou por equipe, ex. “equipe de montagem de andaime com 80h/d” (neste caso percebe-se que são 10 montadores trabalhando 8h/d).
- Equipamentos
A utilização de equipamento é menos usual, mas também poderão ser utilizados como recursos no seu projeto. Não existe limite para a utilização de nenhum recurso, mas seria uma boa prática utilizar somente equipamentos de grande porte como como caminhão, guindastes. E se for o caso, não esqueça de colocar o motorista e/ou o operador do equipamento. Ex. “guindaste com 16h/dia” e “operador de máquinas com 16h/dia”.
- Materiais
Também podemos utilizar os materiais (incluímos aqui também os serviços) para estabelecer um critério de avanço das atividades. Porém, nem todas as atividades necessariamente possuem “materiais” que possam determinar o seu avanço. Algumas podem ser apenas um serviço como por exemplo “Limpar terreno”, neste caso podemos estabelecer o critério tamanho do terreno, ex. “limpar terreno trabalhando 10m²/d”.
- Ponderador
A utilização de um “ponderador” parece ser uma prática cada vez mais utilizada pelas empresas. Um ponderador não especifica exatamente qual é o recurso utilizado, mas apenas um indicador de esforço utilizado para a atividade. Por exemplo: “recurso ponderador 10h/d”.
São várias as vantagens da utilização do recurso ponderador. As principais são, é mais fácil e mais rápido de trabalhar pois só precisamos de apenas um recurso ponderador em cada atividade.
Até agora, todos os critérios que utilizamos foram FÍSICOS (mão de obra, equipamentos e materiais), porém também podemos utilizar um critério FINANCEIRO para estabelecer um acompanhamento de avança dessas atividades. Uma vez que foi definido em sua planilha de orçamento o custo total de cada atividade, podemos utilizar o recurso ponderador para estabelecer esse valor como esforço necessário, por exemplo: “recurso ponderador de 1000h” para o físico e “recurso ponderador de R$ 1.000,00” para o financeiro, ou seja, a cada 1h do ponderador, utilizamos R$ 1,00 do financeiro do mesmo ponderador.
Atenção:
Nossa planilha orçamentária está sendo elaborada. À medida que progredimos no detalhamento do nosso projeto, vamos atualizando-a até chegarmos ao valor final do projeto.
Continua...
Sérgio Magalhães
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www.academiadoplanejamento.com.br
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