🎓Aula 05 - Como estabelecer o orçamento do nosso projeto




2.2.    ESTABELECER UM ORÇAMENTO: 

É preciso definir o orçamento total do projeto e alocar os recursos de acordo com as necessidades de cada atividade.

  • Liste todas as atividades e materiais necessários para a construção da casa, incluindo a mão de obra e o valor previsto de cada item. Essa lista pode ser chamada de EAP (Estrutura Analítica do Projeto).
  • Faça uma planilha com as colunas "atividade", "material", "mão de obra" e "valor previsto". Preencha a planilha com os dados da EAP.
  • Adicione uma coluna "custo total" na planilha e calcule o valor total de cada atividade somando os valores de material, mão de obra e valor previsto.
  • Adicione uma linha na planilha com o título "custo total do projeto" e calcule o valor total da construção da casa somando o custo total de todas as atividades.
  • Verifique se o valor total do projeto está dentro do orçamento disponível para a construção da casa. Se o valor total do projeto for maior que o orçamento disponível, revise as atividades e materiais da EAP para encontrar formas de reduzir o custo do projeto.
  • Ajuste o orçamento do projeto de acordo com as alterações realizadas na EAP e verifique novamente se o valor total do projeto está dentro do orçamento disponível. Repita esse processo até que o valor total do projeto esteja de acordo com o orçamento disponível.

 

UTILIZANDO O PRIMAVERA PARA O ORÇAMENTO DO PROJETO

Esse orçamento é elaborado pela equipe de orçamento, com base no levantamento de informações realizado. 

Uma planilha de orçamento é montada e alimentada conforme o detalhamento das informações é obtido. Como já temos uma lista de recursos com seus valores unitários cadastrados no Primavera e já temos uma lista de atividades organizadas em sua WBS no Primavera, utilizaremos o próprio Primavera para estabelecer o orçamento do projeto.


lista de recursos com seus valores unitários cadastrados no Primavera

Lista de recursos com seus valores unitários cadastrados no Primavera



Nossa "planilha" de orçamento ainda sem os valores aguardando a definição dos recursos e seus quantitativos.


Próximos passos:


1 – Definir os recursos necessários em cada atividade, lembrando que as atividades do tipo MARCO não possuem recursos, pois são somente um evento de início ou término de alguma coisa.


2 – Definir o quantitativo de cada atividade. O objetivo aqui é estabelecer um critério de acompanhamento de cada atividade. Existem diversas formas de fazer um acompanhamento dessas atividades. A equipe de planejamento junto ao seu gerente é que deverá definir qual seria a melhor prática. Segue algumas sugestões:


- Mão de Obra
Praticamente todas as atividades possuem mão de obra e fazer o acompanhamento delas por essas horas trabalhadas pode ser uma boa ideia. Essas horas podem ser individuais, ex. “ajudante com 8h/dia” ou por equipe, ex. “equipe de montagem de andaime com 80h/d” (neste caso percebe-se que são 10 montadores trabalhando 8h/d).


- Equipamentos
A utilização de equipamento é menos usual, mas também poderão ser utilizados como recursos no seu projeto. Não existe limite para a utilização de nenhum recurso, mas seria uma boa prática utilizar somente equipamentos de grande porte como como caminhão, guindastes. E se for o caso, não esqueça de colocar o motorista e/ou o operador do equipamento. Ex. “guindaste com 16h/dia” e “operador de máquinas com 16h/dia”.


- Materiais
Também podemos utilizar os materiais (incluímos aqui também os serviços) para estabelecer um critério de avanço das atividades. Porém, nem todas as atividades necessariamente possuem “materiais” que possam determinar o seu avanço. Algumas podem ser apenas um serviço como por exemplo “Limpar terreno”, neste caso podemos estabelecer o critério tamanho do terreno, ex. “limpar terreno trabalhando 10m²/d”.


- Ponderador
A utilização de um “ponderador” parece ser uma prática cada vez mais utilizada pelas empresas. Um ponderador não especifica exatamente qual é o recurso utilizado, mas apenas um indicador de esforço utilizado para a atividade. Por exemplo: “recurso ponderador 10h/d”. 

São várias as vantagens da utilização do recurso ponderador. As principais são, é mais fácil e mais rápido de trabalhar pois só precisamos de apenas um recurso ponderador em cada atividade.

Até agora, todos os critérios que utilizamos foram FÍSICOS (mão de obra, equipamentos e materiais), porém também podemos utilizar um critério FINANCEIRO para estabelecer um acompanhamento de avança dessas atividades. Uma vez que foi definido em sua planilha de orçamento o custo total de cada atividade, podemos utilizar o recurso ponderador para estabelecer esse valor como esforço necessário, por exemplo: “recurso ponderador de 1000h” para o físico e “recurso ponderador de R$ 1.000,00” para o financeiro, ou seja, a cada 1h do ponderador, utilizamos R$ 1,00 do financeiro do mesmo ponderador.


Atenção:

Nossa planilha orçamentária está sendo elaborada. À medida que progredimos no detalhamento do nosso projeto, vamos atualizando-a até chegarmos ao valor final do projeto.


Continua...

 

Sérgio Magalhães

WhatsApp (21)9.9605.6658

www.academiadoplanejamento.com.br

 

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