🏆 Aula 04 - Aprenda a transformar um relatório de PowerPoint para o Power BI

 

Aula 04

Após entendermos uma visão geral do Power BI, chegou a hora de colocarmos em prática o que aprendemos. Neste artigo, vamos aprender a transformar um relatório de uma empresa que atualmente está no PowerPoint, e migrá-lo para o Power BI, utilizando o Excel como fonte de dados.

O primeiro passo é escolher um slide do relatório em questão e identificar como podemos organizar e separar os dados para que possam ser facilmente importados para o Excel. A partir daí, poderemos utilizar as diversas funcionalidades disponíveis no Excel para manipular e transformar os dados, preparando-os para serem importados para o Power BI.

Como funciona atualmente os relatórios nas empresas.

Atualmente, é comum que empresas que desenvolvem projetos emitam relatórios regulares para acompanhar o andamento do trabalho. Esses relatórios são produzidos em diferentes frequências, podendo ser diários, semanais ou mensais, e são gerados por meio de diversos softwares. Neste contexto, é possível aprimorar a rotina de atualizações desses relatórios ao substituir o PowerPoint pelo Excel e pelo Power BI. Dessa forma, o processo de atualização se torna mais eficiente e simplificado, o que pode aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Identificação dos dados no Powerpoint

Com o relatório em formato PowerPoint em mãos, o primeiro passo é identificar os dados que serão utilizados no dashboard do Power BI. É importante destacar que nem todos os dados serão relevantes para essa nova plataforma e, portanto, é necessário focar naqueles que são atualizados com frequência.

Para iniciar esse processo de seleção, podemos começar analisando o slide 1, que geralmente corresponde à capa da apresentação. 

Na imagem a seguir, identifiquei alguns pontos que merecem atenção e numeramos para facilitar a visualização e compreensão do conteúdo.

1 – Nome da página

2 – Período

3 – Última atualização

4 – Responsável

 

Slide 1


Criação da planilha de Excel com dados do Powerpoint

Após a identificação dos dados necessários, o próximo passo é criar uma planilha no Excel seguindo o modelo exemplificado na imagem abaixo.

Para cada informação identificada, deve-se criar uma coluna no Excel e inserir o título correspondente logo acima dos dados. É importante organizar as informações de forma clara e objetiva para facilitar a visualização posteriormente.

Para transformar a planilha em uma tabela no Excel, basta selecionar todos os dados e clicar no botão "Tabela" na aba "Inserir". Essa etapa é importante para tornar a planilha mais fácil de ser identificada na importação para o Power BI.

1 – Nome da página

2 – Período

3 – Última atualização

4 – Responsável

5 – Número do relatório

6 – Número da página do relatório

7 – Nome da tabela

 

Planilha


Fica a critério do usuário criar uma formatação da planilha assim como um título no alto da planilha. Isso ajudará a lembrar qual é o slide utilizado.

Salve a planilha com um nome fácil de lembrar.


Em conclusão, a criação de uma planilha organizada e bem estruturada no Excel é fundamental para a importação de dados no Power BI. Nesta aula, aprendemos a identificar as informações necessárias e a inseri-las de forma clara e objetiva em colunas correspondentes. Além disso, transformamos a planilha em uma tabela para facilitar a importação no Power BI.

É importante lembrar que o aprendizado não se encerra aqui, e a próxima etapa será abordada no próximo slide da apresentação. Todo o material utilizado nesta aula está disponível para download, para que possa ser consultado sempre que necessário. Com as ferramentas adequadas e um bom planejamento, é possível otimizar a análise de dados e obter insights valiosos para a tomada de decisão.


Downloads do material utilizado aqui 💾


Sérgio Magalhães

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