🔥 Aula 18 - Risk Register - Identificando e Gerenciando Riscos em Projetos

 

Aula 18

O Risk Register (registro de risco) no Oracle Risk Analysis é uma ferramenta que permite aos usuários criar e gerenciar uma lista de riscos que podem afetar um projeto ou empreendimento. Ele é uma planilha eletrônica que contém informações sobre os riscos identificados, sua probabilidade de ocorrência, impacto potencial, medidas de mitigação e outras informações relevantes.

O objetivo do Risk Register é permitir que os usuários identifiquem e avaliem os riscos associados a um projeto e, em seguida, desenvolvam estratégias para mitigar ou gerenciar esses riscos. Ele pode ser usado em conjunto com outras ferramentas do Oracle Risk Analysis para realizar análises de risco mais avançadas, como simulações Monte Carlo e análises de sensibilidade.

Risk Register do Primavera Risk Analysis fornece inúmeras características e funções que simplificam o processo de construir um modelo de risco. É particularmente útil para tratar de eventos de riscos que apresentam múltiplas ameaças a múltiplas atividades do planejamento.

Risk Register


Risk Register permite:

  • Avaliar o risco qualitativamente e quantitativamente.
  • Associar riscos às atividades de planejamento.
  • Determinar o impacto combinado de riscos sobre o custo e prazo do projeto.
  • Obter a avaliação de pré-mitigação, um plano de mitigação e uma avaliação de pós mitigação.

 Use o Risk Register para:

  • Definir riscos (ameaças e oportunidades), incluindo a causa, o efeito, o status, a probabilidade e custo, tempo e impactos. 
  • Acompanhar todas as ações detalhadas utilizados para mitigar a probabilidade e impacto dos riscos, utilizando um plano de mitigação. 
  • Definir o impacto de um risco em cada atividade ou item da WBS.
  • Quantificar o cronograma e o impacto do custo pelos riscos do projeto.
  • Comparar os cenários de pré-mitigação e pós-mitigação.
  • Criar e comparar os planos de risco personalizados.
 
Passos para a utilização de Risk Register.
  1. – Crie ou importe um cronograma do projeto (por exemplo, a importação de Primavera e MS Project).
  2. – Digite os riscos diretamente ou importe os riscos (por exemplo, a importação de ARM, registro in-house, planilha, copiar e colar).
  3. – Associe os riscos as atividades do projeto.
  4. – Construa um plano impacto de risco execute o plano de risco.
  5. – Examine os resultados e tome as decisões.

OBS: Antes de iniciarmos a digitação dos riscos, é necessário que a sua empresa desenvolva uma planilha de pontuação de riscos (Risk Scoring*).


* Risk Scoring é um método de avaliação de riscos que envolve a atribuição de uma pontuação ou valor numérico para cada risco identificado em um projeto ou empreendimento. A pontuação geralmente é determinada por meio de uma fórmula que leva em consideração a probabilidade de ocorrência do risco e o impacto potencial em caso de ocorrência.

O objetivo do Risk Scoring é permitir que os gerentes de projeto priorizem os riscos identificados com base em sua importância relativa, de modo que possam focar seus esforços de gerenciamento de riscos nos riscos mais críticos e significativos. Por exemplo, um risco com uma pontuação alta em termos de probabilidade e impacto pode ser considerado mais importante do que um risco com uma pontuação baixa.

O Risk Scoring pode ser usado em conjunto com outras ferramentas de gerenciamento de riscos, como o Risk Register no Oracle Risk Analysis, para permitir uma avaliação mais completa e eficaz dos riscos associados a um projeto. Além disso, ele pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de um projeto ou organização, permitindo que os usuários personalizem as pontuações e os critérios de avaliação de risco para atender às suas necessidades.


Criando uma Risk Scoring no Risk Analysis.
Uma ferramenta muito importante é o Risk Scoring (placar de riscos) que pontua os eventos catalogados e os distribui de acordo com um placar configurado conforme a necessidade da empresa. Utilizando essa ferramenta é possível definir facilmente quais dos eventos cadastrados merecem mais ou menos atenção.

Altere as informações abaixo conforme a necessidade de sua empresa:
  1. – PROBABILITY SCALE - Escala de probabilidades.
  2. – IMPACT SCALES & TYPES - Escala de impactos e tipos de impactos.
  3. – TOLERANCE SCALE – Escale de tolerância das cores utilizadas.
  4. – Como o RISK SCORING vai calcular o valor do risco:
    • HIGHEST IMPACT (pelo maior impacto).
    • AVERAGE OF IMPACTS (média dos impactos).
    • AVERAGE INDIVIDUAL OF IMPACTS SCORES (média individual do valor dos impactos).

Risk Scoring
Risk | Register

Como é feito o cálculo.

1 - Pelo maior impacto: HIGHEST IMPACT

Utiliza sempre o maior impacto. No exemplo abaixo, a performance tem o maior impacto e por isso foi utilizada no cálculo do risco.
PROBABILITY SCALE Low % x PERFORMANCE Very High = 24
 



2 – Pela média: AVERAGE OF IMPACTS.

PROBABILITY SCALE Low % x Medium (SCHEDULE, COST E PERFORMANCE) = 6
 


3 – Pela média individual do valor dos impactos - AVERAGE INDIVIDUAL OF IMPACTS SCORES.

PROBABILITY SCALE Medium % x Medium (SCHEDULE, COST E PERFORMANCE) = 10
 



Exercício

Criar uma tabela de RISK SCORING conforme dados fornecidos abaixo:

PassoInstrução
1Abra o projeto “L10-01 - Risk Register”;
2Clique em RISK | REGISTER...;
3Clique no menu EDIT | RISK SCORING;
4Entre com os dados fornecidos abaixo:

OBS: Se desejar, utilize o botão [Load...] para carregar o arquivo “Risk Scoring.rrsx” com todos os dados preenchidos.

Probability Scale

Very HighHighLowVery Low
Probabilidade70%50%30%10%

Impact Scales & Types

Impact TypesVery LowLowMediumHighVery High
Schedule<=5d>5d>10d>20d>40d
Cost<=30.000>30.000>75.000>150.000>600.000
PerformanceNão cumprimento de critérios de aceitaçãoNão cumprimento de mais de um critério.Insuficiência no atendimento dos critérios.Insuficiência significativa no atendimento dos critérios.
Não cumprimento dos critérios de aceitação.

Tolerance Scale

ColorScore
HighVermelho>23
MediumAmarelo>5
LowVerde<=5
O uso do Risk Register em conjunto com o Risk Scoring no Oracle Risk Analysis pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, permitindo identificar e avaliar os riscos associados a um projeto ou empreendimento de forma mais eficaz e completa. Com essa ferramenta é possível criar e gerenciar uma lista de riscos, determinando a probabilidade de ocorrência, o impacto potencial, medidas de mitigação e outras informações relevantes. Além disso, a pontuação dos riscos de acordo com sua importância relativa permite que os gerentes de projeto priorizem seus esforços de gerenciamento de risco nos mais críticos e significativos. A utilização dessas ferramentas pode ajudar as empresas a se prepararem melhor para enfrentar situações de risco, mitigando e gerenciando adequadamente seus impactos no projeto.


Sérgio Magalhães


Risk Analysis

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