🔥 Aula 23 - Risk Matrix - Conhecendo a matriz de risco

Aula 23


Conhecendo a Matriz de Risco

A Risk Matrix (Matriz de Risco, em português) é uma ferramenta de análise de risco amplamente utilizada na gestão de projetos e na tomada de decisões empresariais. É um gráfico que apresenta os riscos em um eixo e as consequências do risco em outro eixo.

A matriz de risco é uma ferramenta útil para avaliar o impacto potencial de um risco, considerando sua probabilidade de ocorrência. É uma maneira sistemática de classificar os riscos em categorias com base em sua gravidade e probabilidade, para que a equipe possa tomar medidas apropriadas de mitigação ou controle de risco.

A matriz de risco é geralmente composta de um conjunto de cores que representam diferentes níveis de risco. Por exemplo, a cor verde pode representar um risco baixo, amarelo pode representar um risco moderado e vermelho pode representar um risco alto. Os riscos são classificados de acordo com sua probabilidade de ocorrência e seu impacto no projeto ou empresa.

A matriz de risco utiliza cores para representar diferentes níveis de risco, como verde para baixo risco, amarelo para risco moderado e vermelho para alto risco.

A matriz de risco é uma ferramenta importante para a tomada de decisões estratégicas e para a comunicação dos riscos para todas as partes interessadas. Com a ajuda da matriz de risco, a equipe de gerenciamento de projetos pode priorizar os riscos mais críticos e tomar medidas para reduzir sua probabilidade de ocorrência e minimizar seus impactos.


Show Risk Matrix

Tela de uma matriz de risco mostrando a distribuição dos riscos de acordo com a posição no diagrama de impacto de probabilidade.

Pre-mitigated / Post-mitigated

Selecione para exibir a pontuação de risco pré-mitigação ou pós-mitigação para cada risco.

Risk ID's / Count / XXX's

Escolha como as informações serão exibidas.

MENU RISK | RISK REGISTER | VIEW | SHOW RISK MATRIZ


Quantificação dos Riscos

Realizar a análise quantitativa dos riscos consiste em analisar numericamente o impacto dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. Esse processo é fundamental para produzir informações quantitativas que respaldem a tomada de decisões, reduzindo o grau de incerteza dos projetos.

A análise quantitativa é executada nos riscos que foram previamente priorizados pela análise qualitativa como tendo um impacto potencial e substancial nas demandas concorrentes do projeto. O objetivo é avaliar o efeito desses riscos nos objetivos do projeto, de forma a permitir uma avaliação agregada de todos os riscos que afetam o projeto.

Quando os riscos são direcionados para a análise quantitativa, o processo pode ser usado para atribuir uma classificação de prioridade numérica a cada risco individualmente. Dessa forma, os gestores de projetos conseguem identificar com mais precisão os riscos mais críticos e tomar ações mais efetivas para mitigá-los. A análise quantitativa, portanto, é uma ferramenta importante para apoiar a gestão de riscos de projetos e aumentar as chances de sucesso em seus objetivos.

Sequência de quantificação dos riscos no RISK ANALYSIS.

Sequência de quantificação dos riscos no RISK ANALYSIS.

PRE-MITIGATED e POST-MITIGATED

O "pre-mitigated" e o "post-mitigated" referem-se aos resultados da análise de risco antes e depois da implementação de medidas de mitigação de riscos, respectivamente.

No contexto do Oracle Risk Analysis, o "pre-mitigated" representa a análise de risco que é realizada antes que quaisquer medidas de mitigação sejam implementadas. Essa análise identifica os riscos potenciais em um projeto e avalia a probabilidade de esses riscos ocorrerem e o impacto que teriam no projeto.

Já o "post-mitigated" representa a análise de risco realizada após a implementação de medidas de mitigação de riscos. Essa análise revisa os riscos identificados anteriormente e avalia o impacto das medidas de mitigação na probabilidade e no impacto dos riscos.

Ao comparar as análises "pre-mitigated" e "post-mitigated", é possível avaliar a eficácia das medidas de mitigação de riscos implementadas e identificar áreas em que ainda há riscos significativos que precisam ser abordados. Essa abordagem ajuda as organizações a gerenciar melhor seus riscos e a tomar decisões informadas sobre como alocar recursos para minimizar o impacto dos riscos em seus projetos e iniciativas.

Essas guias são usadas para mapear e quantificar a probabilidade e o impacto de cada risco para os cenários pré e pós mitigação.

Uma vez que as posições pré-mitigados e post mitigado foram preenchidos uma análise de risco pode ser executado para comparar as duas posições.

Atenção: Não é possível alterar os valores pós-mitigação em um risco se o Mitigação Response está definido para aceitar. Aceitar implica que a situação pós-mitigação será a mesma posição pré-mitigação.

A análise de riscos é uma atividade fundamental para o sucesso de projetos e iniciativas empresariais, e o uso de ferramentas como o Oracle Risk Analysis pode ajudar a garantir que os riscos sejam gerenciados de maneira efetiva. As análises pre-mitigated e post-mitigated são uma parte importante dessa abordagem, permitindo que as organizações identifiquem riscos potenciais antes de implementar medidas de mitigação, avaliem a eficácia dessas medidas e monitorem continuamente os riscos residuais após sua implementação. Combinadas, essas análises fornecem uma visão abrangente do risco em um projeto ou iniciativa, permitindo que as empresas tomem decisões informadas sobre como alocar recursos para minimizar o impacto dos riscos e maximizar as chances de sucesso. Em última análise, o uso de análises pre-mitigated e post-mitigated é uma prática recomendada para organizações que desejam gerenciar efetivamente os riscos em seus projetos e iniciativas e garantir a realização de seus objetivos empresariais.


Guia Risk View

Utilize este guia para exibir e editar as atividades projetadas a um risco selecionado.

O painel da esquerda mostra uma lista dos riscos do projeto e do painel do lado direito mostra a lista de atividades do projeto.


Atenção: Caso não apareça o risco digitado, volte para a tela QUALITATIVE e marque a opção QUANTIFIED RISK.


PROBABILITY – E a probabilidade que irá ocorrer o risco. Como padrão, a probabilidade será desativada e exibida como o ponto médio entre a probabilidade inferior e superior para a probabilidade qualitativa selecionado. É possível substituir a probabilidade de atual, marcando a opção QUANTIFIED . 

Entrando em uma probabilidade, também vai mudar a probabilidade qualitativa do risco.

Atenção: Uma vez que o risco foi marcado como quantificado, já não é possível alterar as suas avaliações qualitativas diretamente e elas ficam acinzentados na guia QUALITATIVE.


Você poderá digitar os IDs das atividades em IMPACTED TASK IDS ou clicar sobre a atividade a direita.

Mais abaixo, em SCHEDULE e COST, você poderá informar uma curva de distribuição. Por exemplo, para poder incluir as incertezas MIN, LIKELY E MAX, utilize a distribuição TRIANGLE.


Atenção: CORRELATE será visto na lição de correlações.


Guia Task View

Utilize este guia para exibir as atividades e informar o risco associado a ela.

O painel da esquerda mostra as atividades do projeto e do painel do lado direito mostra os riscos atuais.

Você poderá tanto trabalhar com o RISK VIEW, quanto o TASK VIEW para associar os riscos as atividades. 


Exercício

Faça a quantificação da pré-mitigação dos riscos atuais.


PassoDescrição
1Utilize as tabelas abaixo para o exercício.
2Para informar a curva de distribuição das incertezas (Shape), utilize: Uniform

Associando os riscos ao cronograma.

Risk IDDescriçãoID Atividade
Risco 1Solicitação de empréstimo rejeitadaC010
Risco 2Recurso Chave não disponívelC020,C010,B040
Risco 3Reutilizar Planos de Outra LojaC040
Risco 4Atraso na Entrega dos ComputadoresD010
Risco 5Falha na configuração dos ComputaresD020
Risco 6Problemas na Armazenagem dos ComputadoresD030

Quantificando os riscos.

ID AtivDescriçãoSchedule MinSchedule MaxCost MinCost Max
B040Criar plano de negócios4102.5005.000
C010Obter empréstimo bancário101510.00025.000
C020Organizar arrendamento152050.000100.000

 

Atenção: Para o POS-MITIGATED, não faremos alterações, além da alteração já realizada no risco.

 

A análise quantitativa dos riscos ajuda a produzir informações que apoiam a tomada de decisões e reduzem o grau de incerteza. A análise pré e pós-mitigação são essenciais para avaliar a eficácia das medidas de mitigação e monitorar continuamente os riscos residuais. A combinação dessas análises fornece uma visão abrangente do risco em um projeto ou iniciativa, permitindo que as empresas tomem decisões informadas sobre como alocar recursos para minimizar o impacto dos riscos e maximizar as chances de sucesso. O guia Risk View é uma ferramenta útil para exibir e editar as atividades projetadas para um risco selecionado. A probabilidade, o impacto e a prioridade de cada risco podem ser quantificados para facilitar a identificação dos riscos mais críticos e a tomada de ações efetivas para mitigá-los. Em última análise, a gestão de riscos é uma prática recomendada para organizações que desejam gerenciar efetivamente os riscos em seus projetos e iniciativas e garantir a realização de seus objetivos empresariais.



Postar um comentário

0 Comentários