🔥 Aula 08 - Schedule Check - Revisão do Cronograma

 

Aula 08



MINIMIZANDO RISCOS EM PROJETOS COM A AJUDA DO SCHEDULE CHECK

Antes de iniciar a construção do modelo de riscos no Risk Analysis, é necessário realizar uma revisão cuidadosa do cronograma utilizando a ferramenta "Schedule Check". Essa ferramenta de análise de risco do PRIMAVERA RISK ANALYSIS verifica se o planejamento está em conformidade com as melhores práticas reconhecidas pelo PMI. O objetivo é identificar potenciais problemas que possam afetar as atividades-chave do projeto.

Essa ferramenta de análise de risco do PRIMAVERA RISK ANALYSIS verifica se o planejamento está em conformidade com as melhores práticas reconhecidas pelo PMI.

Verificar e Pré-analisar


RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA

O relatório de verificação do cronograma (ou programação) do PRIMAVERA RISK ANALYSIS verifica a conformidade do planejamento de acordo com as práticas reconhecidas pelo PMI. O relatório fornece a seguinte lista dos problemas potenciais que envolvem as principais atividades da programação:

  • Restrições.
  • Atividades abertas.
  • Atualizações fora de sequência (quebra da lógica).
  • Atrasos muito longos (LAGS + longo) dos que especificados.
  • Atrasos negativos (LAGS -).
  • Ligação tipo término-início com atrasos positivos (FS c/ lag +).
  • Ligações tipo início-término (SF).
  • Atrasos (LAGS+) entre atividades com calendários diferentes.
  • Ligações entre atividades de sumarização (elementos da EAP).
  • Figura geométrica inapropriada para a distribuição das incertezas das durações.


Antes de emitir o relatório de revisão do cronograma, vamos primeiros fazer os ajustes iniciais do SCHEDULE CHECK


CONFIGURANDO O SCHEDULE CHECK

A caixa de diálogo SCHEDULE CHECK permite passar para o PRIMAVERA RISK ANALYSIS um conjunto de parâmetros para que você configure o relatório de acordo com a sua necessidade.

Alterar as configurações para fazer com que o relatório ignore certos itens de programação. Você define os itens de categoria de ligações que você deseja que sejam excluídas ou inseridas no relatório. Assim será obtido um relatório totalmente voltado para os seus propósitos.

Menu Report |Run Schedule Check

Guia Check List

CONFIGURANDO O SCHEDULE CHECK


São 17 métricas que você poderá configurar para serem incluídas ou não no relatório que será exibido após a execução do Schedule Check.

1. CONSTRAINTS – Marque esta opção para que o Schedule Check Report liste as restrições encontradas no cronograma. Elas podem ser necessárias para o planejamento porque nos sinalizam datas chaves que devem ser atingidas. Porém quando analisamos o risco queremos saber qual a probabilidade de se atingir essas datas. É preciso considerar a probabilidade de excluir essas restrições e se necessários utilizar ligações para elas. Restrições devem ser evitadas, principalmente as restrições rígidas como:

a. START ON E FINISH ON – essas restrições fixam o início e/ou o término da atividade não permitindo qualquer folga. As atividades que tem essa restrição, ficam com folga zero.

b. MUST FINISH ON E MUST START ON – essas restrições não permitem que se antecipe o início ou o término da atividade, mesmo que a lógica permita.

c. MANDATORY START E MANDATORY FINISH – essas restrições são extremamente rígidas. Elas, inclusive, têm prioridade sobre a lógica do cronograma.

2. OUT OF SEQUENCE UPDATES (quebra da lógica) – Marque esta opção para listar as atividades fora de sequência. As vezes o realizado torna-se diferente do planejado e a atividade não segue a lógica iniciando antes do que está previsto na programação. 

3. NEGATIVE LAGS – Marque esta opção para listar as atividades que têm LAG negativo. Este tipo de ligação pode prejudicar a simulação.

4. POSITIVE LAGS ON FINISH-TO-START LINK – Marque esta opção para listar atividades com ligações FS que contém lag positivos. 

5. START-TO-FINISH LIKS – Marque esta opção para listar atividades com ligações SF onde a predecessora deverá iniciar para a sucessora possa encerrar. 

6. LINKS TO OR FROM SUMMARY TASKS – Marque esta opção para listar as atividades ligadas a atividades resumo (EAP). 

7. LAGS LONGER THAN (um valor numérico) PLANNINGS UNITS – Marque esta opção para listar as atividades que contém atrasos (lags) muito longos. Esta é uma variação do item Positive lags o Start to finish links (SF) mas com a opção do usuário informar um valor mínimo do lag.  

8. OPEN END TASKS (does note include ignored tasks) – Marque esta caixa para que possa ter acesso seguintes opções: 

9. LACKING PREDECESSOR (“START TASKS”) – Marque esta opção para listar que todas as atividades que não tenham ligação com pelo menos uma predecessora.

10. LACKING SUCESSOR (“FINISH TASKS”) – Marque esta opção para listar todas as atividades que não tenham ligação com pelo menos uma sucessora.

11. IGNORE LINK CATEGORY (um valor numérico) and above – Marque esta opção para listar atividades cuja ligação tenha uma categoria igual ou maior que um valor numérico pré-definido. No Primavera Risk Analysis podemos categorizar com um valor numérico as ligações entre atividades.

12. LAGS BETWEEN TASKS WITH DEFERENT CALENDARS –Tanto o Primavera P6 quanto o Primavera Risk Analysis contam com configurações que estabelecem o tipo de calendário a ser utilizados quando um lag é inserido em uma ligação. Mas, é possível em alguns softwares (inclusive o Primavera Risk Analysis) definir um calendário próprio para uma ligação.

Marque para listar as atividades com lags que tenham calendários diferentes e com relacionamento tipo:

13. FOR FINISH-TO-STAR LINKS (FS).

14. FOR START-TO-START LINKS (SS).

15. FOR FINISH-TO-FINISH LINKS (FF).

16. DURATION UNCERTAINT DISTRIBUTION SHAPE (valor) – isto se refere ao fato de que normalmente utilizamos uma distribuição triangular aguda. Ou seja, você estará distribuindo a sua incerteza por três pontos (a menor duração, a máxima e a esperada). Se este é o método de distribuição que irá utilizar marque esta caixa para orientar o relatório a considerar isto.

17. SELECT ALL CHEKS – marque esta caixa quando deseja que todos os itens sejam selecionados.




Guia Rationale

Guia Rationale

 

A guia RATIONALE tem a opção de incluir no relatório um texto explicativo sobre cada item marcado:

Configuração da guia Rationale

INCLUDE RATIONALE IN REPORT – marque esta caixa para quando desejar que seja incluída, em cada tema, uma descrição sobre o item marcado.

RESET – utilize este botão para restaurar o conteúdo da caixa de texto com seu texto original.

RESET ALL RATIONALE – utilize este botão para restaurar todos os conteúdos de texto de todos os temas da lista da caixa de combinação.


Guia Options


Guia Options


Na guia OPTIONS podem ser configurados diversos itens.

Configuração da guia Options

VIEW – selecione uma das opções: 

o FULL REPORT - para imprimir um relatório detalhado; 

o SUMMARY REPORT para imprimir somente o resumo do relatório;

o CHECK – selecione uma das opções:

o ALL TASKS - para que o relatório se estenda para todas as atividades;

o FILTERED TASKS - para que o relatório liste apenas as atividades determinadas por um filtro;

BOOKMAKER TASKS AFTER REPORT IS PRODUCED – marque esta caixa de opção para que seja colocada um bookmake e marcar as atividades no cronograma que apresentam evidencias;

ALWAYS ASK TO LAUNCH PREVIOUS REPORT – marque esta caixa de opção para que seja perguntado se deve ser criado um novo relatório ou apresente o relatório gerado anteriormente;

ADD CHECK DATAILS TO PLAN – marque esta caixa para que sejam gravados os detalhes das evidencias no próprio cronograma.





Exercício

Abrir um cronograma fornecido e verificar se está em conformidade com as práticas reconhecidas pelo PMI utilizando o Schedule Check do Risk Analysis.

1) Abrir o projeto “L4-01-Schedule Check Report.plan”;

2) Click no menu REPORT | SCHEDULE CHECK OPTION... e verifique na guia CHECK LIST se todas as opções estão marcadas para serem exibidas após a emissão do relatório;

3) Na guia RATIONALE, desmarque a opção “INCLUDE RATIONALE IN REPORT” para não incluir uma descrição sobre cada item.

4) Click no menu REPORT | RUN SCHEDULE CHECK para executar o relatório.

 
REPORT | RUN SCHEDULE CHECK


Considerações sobre o REPORT VIEW:
Navegar em alguns links nas atividades do relatório até a atividade do Risk Analysis. 

REPORT VIEW


 
Utilizar o seu navegador padrão para abrir o relatório.
o Em REPORT VIEW, click no menu FILE | OPEN IN DEFAULT BROWSER.

Report View


 
Passar para o MICROSOFT WORD.
o Em REPORT VIEW, click no menu FILE | EXPORT TO MICROSOFT WORD FORMAT.

EXPORT TO MICROSOFT WORD FORMAT.


 
Desabilitar todos os BOOKMARKS.
o Em REPORT VIEW, click no menu TOOLS | CLEAR BOOKMARKS.

TOOLS | CLEAR BOOKMARKS.


 

Salvar em HTML e imprimir.
 

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A ferramenta Schedule Check é uma etapa fundamental na análise de risco de projetos. É importante realizar uma revisão cuidadosa do cronograma com essa ferramenta para identificar e corrigir potenciais problemas que possam afetar as atividades-chave do projeto. Ao utilizar o Schedule Check, é possível aumentar a precisão da análise de risco, garantir a conformidade do cronograma com as melhores práticas do PMI e minimizar os riscos de atrasos e custos extras no projeto. Portanto, antes de iniciar a construção do modelo de riscos no Risk Analysis, lembre-se de realizar a revisão do cronograma com a ferramenta Schedule Check para aumentar as chances de sucesso do projeto.

"Gerenciar riscos em um projeto é como dirigir um carro em uma estrada desconhecida - você pode não saber o que está por vir, mas com uma estratégia bem definida e ferramentas adequadas, é possível navegar com sucesso pelas curvas e desafios que aparecerem no caminho."

Sérgio Magalhães

WhatsApp (21)9.9605.6658

www.academiadoplanejamento.com.br

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