Nesta aula, você aprenderá sobre a avaliação de pré-análise e como ela pode ser utilizada para validar o plano de trabalho de um projeto. A pré-análise é uma análise compacta que utiliza entradas de riscos genéricos para dar um sentido de fluxo ao trabalho provável do projeto e identificar os objetos mais críticos do planejamento.
Você também aprenderá a prever a probabilidade de o projeto atingir dentro da data fim e o custo planejado, identificar as atividades de maior duração e custo que possam afetar o projeto e fornecer orientação para uma análise mais detalhada.
No final da aula, você usará os resultados do Distribution Graph e do Tornado Graph para basear a criação de um modelo de risco detalhado.
Pronto para começar?
A pré-análise é uma análise compacta que utiliza entradas de riscos genéricos para dar um sentido de fluxo ao trabalho provável do projeto e identificar os objetos mais críticos do planejamento.
Após a revisão da programação o próximo passo será a Avaliação de Pré-Análise – a análise compacta utilizando entradas de riscos genéricos.
Embora não detalhada ou realista a pré-análise pode ser utilizada para:
• Construir uma revisão da programação para validar o plano de trabalho;
• Dar sentido de fluxo ao trabalho provável do projeto identificando e quantificando os impactos para identificação dos objetos mais críticos do planejamento;
• Prever a probabilidade de terminar que o projeto atinja dentro da data fim e o custo planejado de forma menos realística, mas, o mais aproximado quanto for possível;
• Identificar excitadores do projeto – atividades de maior duração e custo que possam afetar o projeto;
• Fornecer orientação para uma análise mais detalhada.
Esta é uma fase onde se procura obter uma visão primária do comportamento do planejamento baseado em uma estimativa de risco genérica.
Então, você deve utilizar os resultados de dois relatórios, o DISTRIBUTION GRAPH e o TORNADO GRAPH para basear uma criação do modelo de risco detalhado.
A verificação e a pré-análise estão baseadas no processo que estabelece durações de risco pré-determinadas de maneira rápida, através de associações de nível percentual das incertezas em toda programação do projeto.
Isto não é um modelo de risco realista, mas fornecerá uma ideia aproximada sobre os impactos dos riscos do projeto (valores mais realísticos serão inseridos depois de ter sido realizada uma análise detalhada).
Se não trabalhamos com valores realistas, por que então executar esta fase? A grande vantagem é que através delas, estabeleceremos as grandes ameaças ao planejamento. Isto vai facilitar o direcionamento dos esforços.
O problema de inserir as incertezas de maneira rápida pode ser sanado utilizando a funcionalidade DURATION QUICK RISK.
Utilize para parametrizar a funcionalidade DURATION QUICK RISK. Esta funcionalidade preencherá as três colunas da distribuição de incertezas do planejamento:
1. Menor duração;
2. Duração esperada e;
3. Maior duração.
Isto é feito através do preenchimento de percentuais que servirão para executar o cálculo da matriz de distribuição tendo base o valor da duração restante da atividade.
Menu Risk | Duration Quick Risk...
Configurações:
1. APPLY TO: - nesta caixa você irá configurar:
a. ALL TASKS IN THE PLAN – se selecionado este item, será calculada as incertezas para todas as atividades;
b. ALL FILTERED TASKS – se selecionado este item, somente as atividades filtradas é que serão calculadas;
c. SELECTED TASKS ONLY – se selecionado este item, somente as atividades selecionadas serão calculadas;
d. OVERWRITE EXISTING ESTIMATES AND DURATION DISTRIBUTION NOTES – se marcada esta caixa de seleção, mesmo as atividades que já tiverem valores na matriz de distribuição serão recalculadas.
2. RISK FORMULA DETAILS – nesta área você especificará o método e os valores para cálculo dos três pontos da distribuição da incerteza:
3. DISTRIBUTION – defina aqui o tipo de distribuição que você pretende utilizar no cálculo dos valores. Normalmente utiliza-se a opção Triangle. As outras opções são: Uniform, BetaPert, Enhanced.
4. MINIMUM DURATION IS<VALOR>% OF REMAINING DURATION – neste campo será informado o valor percentual para calcular a menor duração possível com base na duração restante.
5. LIKELY DURATION IS <VALOR>% OF REMAINING DURATION – neste campo será informado o valor percentual que dará origem à duração esperada, normalmente este valor é igual ao valor esperado, ou seja 100%.
6. MAXIMUM DURATION<VALOR>% OF REMAINING DURATION – neste campo será informado o valor percentual para calcular a maior duração possível com base na duração restante.
7. DISTRIBUTION NOTE – este campo poderá ser utilizado para registrar informações sobre o DurationQuick Risk que você precise arquivar.
Exercício - Realizar uma pré-análise com o Duration Quick Risk em um projeto fornecido.
1) Abrir o projeto “L5-01-Duration Quick Risk.plan”;
2) Click no menu Risk | Duration Quick Risk... (Shift + F10);
3) Configure os parâmetros do Quick Risk conforme a tabela abaixo:
Distribution Minimum Duration Lost Likely Maximum Duration
Triangle 75% 100% 150%
Executando o cálculo do Risk Analysis
Realizar as simulações de cálculo do cronograma conforme os parâmetros fornecidos e apresentar os resultados estatíscos.
Menu Risk | Run Risk Analysis...
Exercício - Execute agora o cálculo do Risk Analysis em passo a passo.
1) Utilizando o projeto do exercício anterior, faça as simulações e observe os diversos cenários possíveis conforme os parâmetros informados.
2) Após alguns passos, click em Complete para concluir os cálculos rapidamente.
Nesta aula, aprendemos sobre a avaliação de pré-análise e como ela pode ser uma ferramenta valiosa para garantir o sucesso de um projeto.
A pré-análise nos permite identificar os objetos mais críticos do planejamento, prever a probabilidade de término dentro do prazo e do custo planejado, e fornecer orientação para uma análise mais detalhada.
Além disso, a utilização dos resultados do Distribution Graph e do Tornado Graph nos permite criar um modelo de risco detalhado e otimizar a gestão de projetos.
É importante lembrar que a pré-análise não substitui a análise de risco detalhada, mas serve como um primeiro passo para uma gestão mais eficiente e eficaz do projeto.
Com essa ferramenta em mãos, podemos antecipar e gerenciar riscos, garantir que o plano de trabalho esteja sólido e maximizar as chances de sucesso do projeto.
Sérgio Magalhães
WhatsApp (21)9.9605.6658
0 Comentários