🔥 Aula 21 - Análise Qualitativa de Riscos: Como Identificar e Priorizar Ameaças e Oportunidades

 

Aula 21

A análise qualitativa no risk analysis é um processo de avaliação de riscos que se concentra na avaliação subjetiva das características de um risco e na probabilidade de que ele ocorra. Ela é realizada antes da análise quantitativa e tem como objetivo identificar, avaliar e priorizar os riscos com base em sua probabilidade e impacto.

A análise qualitativa de riscos é um processo contínuo que deve ser revisado e atualizado conforme mudanças ocorrem em um projeto ou negócio.

Essa técnica ajuda os gerentes de projetos a entender melhor os riscos que podem afetar seus projetos, permitindo que eles planejem e tomem medidas preventivas para minimizar os impactos negativos desses riscos. A análise qualitativa do risco também pode ajudar a identificar oportunidades, que podem ser exploradas para aumentar o sucesso do projeto.

Durante a análise qualitativa, os riscos são identificados e classificados de acordo com sua probabilidade de ocorrência e impacto no projeto. Isso ajuda a priorizar os riscos mais críticos que devem ser gerenciados com mais atenção. A análise qualitativa também pode ser usada para identificar as causas dos riscos e as possíveis respostas para eles.

O registro do risco oferece uma série de funções para gravar, documentar e avaliar riscos. Ele também pode ser customizado para incluir os campos com informações da sua escolha.

Sequência de qualificação dos riscos no RISK ANALYSIS 


Qualificação dos Riscos.

I. Riscos levantados:

Informe todos os riscos levantados. Crie uma numeração única (ID) e uma breve descrição de cada risco. Informe também se o risco é uma ameaça (THREAT) ou oportunidade (OPPORTUNED).

II. Pre-mitigation:

Depois de compreender um risco e desenvolver uma descrição de risco, você deverá fazer estimativas para o risco, de probabilidade e impacto no contexto da atual do projeto.

Você, então, poderá identificar as ações de mitigação proativas que reduzem a probabilidade e/ou impacto de risco, abordando as fontes de risco.

Informe o nível de risco (PROBABILITY SCALE) dos impactos dos riscos (IMPACT TYPES):

  • SCHEDULE
  • COST
  • PERFORMANCE

III. Migatigaton

Informe que tipo de resposta você pretende dar ao risco.

THREATS(ameaças):

  • AVOID (evite ou prevenir) - Mude o projeto para que o risco seja evitado ou eliminado. Ex.: Alterar a estratégia ou reduzir o escopo.
  • TRANSFER (transferir) - Transfira o risco para outra. A transferência de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto transfere o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta. Ex.: Seguro, garantias, fianças.
  • REDUCE (reduzir ou mitigar) - Reduzir a probabilidade e / ou impacto do risco para dentro de dos limites aceitáveis. Ex.: Fazer mais testes, escolher um fornecedor mais estável.
  • ACCEPT (aceitar) - Aceitar o risco é reconhecer a existência do risco e não agir, a menos que o risco ocorra. Aceitação passiva não requer qualquer ação exceto a documentação. 

A aceitação ativa (mais comum) é estabelecer uma reserva para contingências, incluindo tempo e recursos para lidar com os riscos.

  • NEGLIGIBLE – Insignificante.

OPPORTUNITIES(oportunidades):

  • EXPLOIT - Procurar explorar mais a oportunidade eliminando a incerteza associada com o risco positivo.

Ex.: Designar o pessoal com mais talento da organização para o projeto a fim de reduzir o tempo de conclusão, usar novas tecnologias.

  • FACILITATE – Facilitar os principais impulsionadores desses riscos de impacto positivos de uma oportunidade.
  • ENHANCE (melhorar) – Aumentar a probabilidade e / ou impacto da oportunidade.

Ex.: Mais recursos a uma atividade para terminar mais cedo.

  • REJECT - Para rejeitar a oportunidade e não tomar nenhuma ação.

OBS: O PMBOK inclui ainda “Compartilhar - que envolve a alocação integral ou parcial da responsabilidade da oportunidade a um terceiro que tenha mais capacidade de explorar a oportunidade para benefício do projeto. Exemplos de ações de compartilhamento incluem a formação de parcerias de compartilhamento de riscos, equipes, empresas para fins especiais ou joint ventures, as quais podem ser estabelecidas com a finalidade expressa de aproveitar a oportunidade de modo que todas as partes se beneficiem das suas ações”. PMBOK 5ª Ed. pág. 346

IV. Pós-mitigação:

Finalmente, você re-estimou os riscos com base em todas as ações de mitigação identificadas que foram autorizadas e serão implementadas conforme o planejado.

Informe o nível de risco (PROBABILITY SCALE) dos impactos dos riscos (IMPACT TYPES):

  • SCHEDULE
  • COST
  • PERFORMANCE

V. Detalhar mais o risco

Você poderá detalhar mais o risco do projeto informando a causa, uma descrição melhorada do risco e o efeito que tem sobre o projeto, alterar seu status.

VI. Ações de Mitigação

O processo planejar as respostas aos riscos é posterior ao processo realizar a análise qualitativa dos riscos (se for usado). Cada resposta ao risco requer uma compreensão do mecanismo pelo qual o risco será abordado. Esse é o mecanismo usado para analisar se o plano de resposta aos riscos está surtindo o efeito desejado. Ele inclui a identificação e a designação de uma pessoa (o responsável pela resposta ao risco) para assumir a responsabilidade por cada resposta ao risco acordada e financiada. As respostas planejadas devem ser adequadas à relevância do risco, ter eficácia de custos para atender ao desafio, ser realistas dentro do contexto do projeto, acordadas por todas as partes envolvidas e ter um responsável designado. Em geral é necessário selecionar a melhor resposta ao risco entre as diversas opções possíveis.


Confirme se a guia SHOW IN QUANTITATIVE está marcada:

Utilize essa guia desmarcada para os riscos que você não pretende quantificar. 

Confirme se o CHECKBOX de USE DETAILED ACTION está ON, para ter acesso aos detalhes da mitigação.

 

Exercício

Entre com o registro de risco fornecido.

PassoAção
1Em RISK REGISTER, clique na guia QUALITATIVE e insira os dados abaixo:


Pré-mitigação

Risk IDT/OTitlePre-Mitigation ProbalityPre-Mitigation SchedulePre-Mitigation CostPre-Mitigation Performance
01TSolicitação de empréstimo rejeitadaLHHL


Colocamos uma pequena diferença entre o pré e pos mitigação em PROBABILITY. 
Essa diferença fica bem evidenciada no RISK MATRIX.

Detalhar o risco


CausaDescriçãoEfeitoStatusDono
Empresa está endividadaCedente poderia rejeitar empréstimo devido às dívidas existentesPoderia acarretar retardo nos cronogramas, aumentar custos e poderia prejudicar a reputação da empresaProposedMagalhães


Detalhar a mitigação (todas para o mesmo risco).

Descrição da AçãoResponsável pela açãoCusto Efeito
Aceitar termos de empréstimo menos favoráveis.Andréia10.000
Solicitar garantias de empréstimo da organização matriz.Andréia15.000
Aplicar pedido de empréstimo a várias instituições financeiras.Andréia0


A análise qualitativa é uma técnica de avaliação de riscos que se concentra na avaliação subjetiva das características de um risco e na probabilidade de que ele ocorra. Ela ajuda os gerentes de projetos a identificar, avaliar e priorizar os riscos com base em sua probabilidade e impacto, além de identificar as causas dos riscos e as possíveis respostas para eles.

O registro de risco é uma ferramenta que oferece funções para gravar, documentar e avaliar riscos. Com a análise qualitativa do risco, os gerentes de projetos podem planejar e tomar medidas preventivas para minimizar os impactos negativos desses riscos e identificar oportunidades que podem ser exploradas para aumentar o sucesso do projeto. A qualificação dos riscos deve seguir uma sequência que inclui levantamento dos riscos, pre-mitigação, migatigaton e pós-mitigação, além de informar o tipo de resposta que se pretende dar ao risco e o nível de risco dos impactos dos riscos. 

Com essa técnica, é possível priorizar os riscos mais críticos que devem ser gerenciados com mais atenção.



Sérgio Magalhães



Risk Analysis

Postar um comentário

0 Comentários